A interatividade, as novas mídias e a expansão dos horizontes da publicidade.
A publicidade é um mercado dinâmico e se adapta com facilidade às novas tecnologias. A mais recente tendência é a utilização da interatividade, ligada às novas mídias e redes sociais. Essa experiência do cliente com a marca aproxima ambos, uma vez que o consumidor participa ativamente daquela campanha.
A marca Hellmann’s, junto com a agência Cubocc e a produtora The Kumite, apostaram na interatividade em sua campanha no evento Rock In Rio. Os internautas eram convidados a tweetar comentários sobre o evento usando a hashtag #RockInHelmanns . Alguns tweets selecionados eram respondidos por ninguém menos do que Tiago e Tomás, tomates gigantes animados, que fazia aparições no telão do Rock In Rio.
Como foi que a Hellmann’s conseguiu colocar um tomate no telão do Rock In Rio respondendo aos tweets em praticamente em tempo real? A resposta veio depois de muito estudo, do emprego de alta tecnologia e da criatividade do ator e comediante Marco Gonçalves.
A Mono Studio, responsável pela interatividade do projeto, criou sistema de captura, mesclando animações que serviram de presets de movimentos que Tiago e Tomás – os tomates – fariam em cena, como acenar ou fazer um head bang. Cada gesto foi atribuído a teclas atalho no teclado do PC. Na hora da ação, a equipe de criação da agência de publicidade lia, selecionava os tweets e junto com Marco Gonçalves, pensava em respostas hilariantes aos internautas.
Uma vez com o script pronto, chegava o momento da gravação. A Mono agregou ao projeto a equipe da DOT, que cuidava da captura em tempo real por sensores markless (sem nenhum ponto de marcação, via software faceware). Enquanto isso, o pessoal da Mono atribuía os gestos a cada fala dos Tomates. Em seguida, todo o material era enviado para o local do evento, para projeção no telão! O resultado? Não poderia ter sido mais gratificante.
Já na campanha do novo Ford Focus, a Ford, junto às agências Cricket Brasil e Blue Hive e ao Google, apostou no uso de interação no lançamento do novo site do veículo. Ao entrar na página, o internauta se depara com dois cenários: Mônaco e Atlantic, nos quais o internauta pode dirigir o seu Ford em uma corrida pelas duas pistas.
Para concretizar tal projeto, a Mono cuidou de todo desenvolvimento visual e construção dos elementos em 3D. Todo o material foi enviado para programação no software desenvolvido em javascript e postado no site. Assim o cliente pode ter a experiência de dirigir o novo Ford Focus sem sair de casa, nas pistas mais cobiçadas pelos amantes de carros.
Experiência Ford Focus FastBack – Pista Atlantic:
Experiência Ford Focus FastBack – pista Mônaco: