BRANDED CONTENT em Animação: Saiba porque este assunto foi tão comentado no Rio Content Market 2017
As produtoras Mono Animation e Singular Mídia&Conteúdo, compartilharam sobre a criação e produção da série animada Mundo Ripilica, o case da Marisol.
Em março, a Mono e a Singular estiveram no Rio Content Market 2017 – o maior evento do mercado audiovisual no Brasil – que destacou em sua programação o tema Branded Content, um assunto muito discutido entre os produtores do mercado e que lotou suas palestras. A Mono e Singular tiveram o prazer de compartilhar e apresentar o Case Marisol, o projeto Mundo Ripilica.
O Branded Content é uma estratégia de comunicação em que a marca transmite seus valores através de um conteúdo gerado, e tem se destacado nos últimos anos por ser capaz de prender a atenção dessa geração avessa ao tipo de propaganda “intrusiva”, aquela que interrompe a programação.
Com a rolagem infinita do controle remoto por entre as infinitas opções de canais para os expectadores, as marcas sentem a necessidade de adaptar sua comunicação para conseguir prender sua atenção, já que o comportamento do consumidor mudou e crescem plataformas como as de Video On Demand, serviços de exibição online que inibem quase completamente as propagandas entre os vídeos – a Netflix, por exemplo. Também um assunto bem presente nas palestras do RCM, já que em breve a SPCine também lançará seu serviço de streaming dedicado a filmes nacionais.
Outro grande destaque atualmente foi a criação do YouTube Kids, por trazer novos incentivos para conteúdo no mundo todo. O aplicativo do canal Youtube chegou ao Brasil em Junho do ano passado e agora chegará nas Smart Tvs, conforme discutido em palestra. Nos Estados Unidos, o aplicativo lançado há mais de 1 ano ultrapassa 10 milhões de downloads e promete ser um ambiente seguro com conteúdo específico para as crianças e essa é uma alternativa que vem em tempo, já que a publicidade infantil no Brasil tem sido criticada arduamente nos últimos anos.
Com as restrições impostas para as marcas em relação à publicidade para esse público, toma-se muito importante para as marcas a produção de conteúdo em diferentes formatos e veiculações. No caso de criar seu próprio canal, como o YoutubeKids, a marca passa a falar mais constante e direto com seu público, de maneira mais intensa. Exige-se assim um aprofundamento e delicadeza nesta abordagem que traz um contato mais constante e profundo com seus fãs, que passam a ter um contato integral com a marca.
A marca Marisol, por exemplo, preserva e entende a responsabilidade de sua influência para o universo das crianças. Para isso, a coprodução Mono e Singular criou o Mundo Ripilica, um projeto que demonstra a sutileza na concepção de narrativas e personagens que transmitem valores agregados e comunicam a marca sem imposição. Foi fundamental o entrosamento entre os produtores e a marca, aqui representada por Mario Paravisi (Gerente de Experiência da Marca), e a estrutura foi realizada por profissionais especializados em conteúdo infantil. Além do time Beth Carmona, Bruno Bask, Eduardo Nakamura, Rui Okusako e Vanessa Fort, o projeto conta com Humberto Avelar, Helio Ziskind, Ultrassom e muitos outros profissionais. Foram criados mundos e personagens que convidam as crianças a viverem a amizade com muita aventura, música e aprendizado.
“O projeto Mundo Ripilica é emblemático para nós. Nele tivemos a oportunidade de dar voz, vida e personalidade a uma coala que existia há 25 anos , inanimada.A equipe respondeu muito bem . Foi criado um universo de fantasia com cenários e personagens, para uma série de animação que traduz as aventuras das meninas, que com coragem , poesia e sensibilidade exploram um mundo cheio de pequenos desafios ” – diz Beth Carmona, Diretora de Conteúdo da Singular.
“Torna-se um projeto maravilhoso em todos os sentidos. Tanto pelo prazer de trabalhar com profissionais tão competentes, com expertise de conteúdo para o público infantil, quanto essa sintonia com o pessoal da marca, que também lidam com diferentes situações com as crianças há tanto tempo. A emoção da história neste mundo dá um toque especial e respeitoso”– diz Bruno Bask, Diretor de Animação da MonoStudio.
Desta forma, a comunicação da empresa se torna 360º, já que se faz presente em todos os universos da criança. Há planos do Mundo Ripilica dialogar em diferentes mídias e canais, off e online, e até mesmo a presença em parques, fazendo parte tanto de suas brincadeiras como de seu cotidiano. Ainda não se tem divulgado a estratégia e veiculação.
Em breve traremos mais sobre os bastidores dessa produção e logo vocês poderão conhecer melhor as aventuras da Lilica e todos os seus amigos. Vamos Ripilicar!