Festival de Annecy Online 1  - Mono Animation

Festival de Annecy Online

Este ano tivemos uma experiência online no maior festival de animação do mundo, o Festival Internacional de Animação de Annecy, e vamos compartilhar com vocês!

Nosso projeto “Pipas – The Little Kites” recebeu o prêmio de melhor projeto de animação seriada no Ventana Sur em Dezembro de 2019, o que garantiu uma vaga para se apresentar agora em Junho/20 no MIFA/Annecy – o maior evento de animação e negócios do segmento. O projeto foi selecionado entre cerca de 200 projetos inscritos na seção pitching “Animation!” em Buenos Aires, e agora embarca para o Festival de Annecy na França.

O evento poderia ter sido adiado indefinidamente, como ocorreu com o prestigiado Festival de Cannes, mas o Festival de Annecy ocorreu de 15 a 30 de Junho e excepcionalmente esse ano de forma inusitada: inteiramente online.

A quarentena impulsionou serviços como Zoom, Skype, Hangouts, e todas as plataformas de comunicação à distância, assim os shows podem continuar. O Festival de Annecy ocorreu com uma plataforma própria, por onde os credenciados se programavam para assistir a palestras ao vivo ou aos filmes concorrendo ao festival a qualquer hora. Como os vídeos ficavam dentro da plataforma, foi uma vantagem poder assistir a duas palestras que ocorressem no mesmo horário, por exemplo.

Festival de Annecy Online 2  - Mono Animation

Os participantes da sessão de Pitchings foram convidados a criar um vídeo com a apresentação, ao invés de apresentá-los ao vivo. O projeto “Pipas” integrou parte do pitching Territory in Focus – La Liga de la Animación Iberoamericana. O diretor criativo da Mono e também autor do projeto Bruno Bask, comenta:

Apesar da nossa tremenda vontade de apresentá-lo ao vivo, apresentar o projeto em vídeo traz algumas vantagens. Temos a liberdade de trabalhar o storytelling da apresentação com mais controle, no tom que queremos do projeto. É importante entender que um vídeo de 07 minutos, tempo que se teria no pitching, pode ser considerado longo para se ver online. Ao mesmo tempo, numa apresentação ao vivo, temos a sensação de ser muito rápido. Por isso, é importante usar os recursos para deixar a edição dinâmica com músicas, imagens e animação, para ser bem assertiva e prender a atenção dos jurados até o final.

Um novo cenário para Pitching

A apresentação do pitching ficou disponível durante o período de estreia até o fim do festival em um link exclusivo, e acreditamos que isso possibilitou que mais credenciados pudessem acessar o pitching sem pressa, seguindo sua própria agenda. O contato também é facilitado, já que os interessados podem enviar uma mensagem aos criadores em apenas um click.

Será preciso ainda um tempo para nos adaptarmos completamente à interação online, e será difícil adaptar memórias criadas em momentos como almoços, conversas de corredor, reencontros, entre outros. Mas novos momentos serão criados na plataforma via chamadas de vídeos, trocas de emails, mensagens, etc. 

Neste momento de transição, repleto de novos hábitos, precisamos estar sempre prontos para adaptar rapidamente os projetos de acordo com as características do público e da linguagem das plataformas, mantendo a essência do projeto. A compreensão, flexibilidade e criatividade são elementos chave para criar momentos marcantes.

Festival de Annecy Online 3  - Mono Animation

Players e Consultorias de animação

Na primeira apresentação do projeto Pipas para o mercado internacional, no festival Ventana Sur, recebemos consultorias com profissionais de diversos países da América Latina. Todas foram extremamente importantes para potencializar o projeto para o mercado. 

Já em Annecy, as reuniões com os players foram online, através de um chat na plataforma do evento. A vantagem é que todos estavam aprendendo juntos a participar do festival online, e as melhores formas de entrar em contato. Com a possibilidade de marcar reuniões por dentro da plataforma ou via meet, ficou mais simples de marcar reuniões com mais pessoas, uma vez que não era preciso encontrá-las apenas nas datas do festival, podendo remarcar para uma semana que tivesse menos webinars/palestras, por exemplo.

“Os ótimos feedbacks que recebemos em 2019 impulsionaram o projeto e ficamos felizes em apresentar as novidades em Annecy, confiantes com a boa recepção do mercado. Nossas Pipas já estão começando a levantar vôo pelo mundo. ” finaliza Bruno.